"...ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." Paulo Freire

quinta-feira, 28 de março de 2013

Feliz Páscoa!


Tempo de Páscoa!

Páscoa é tempo de meditar, de buscar, de agradecer, de plantar a paz.
Tempo de oração!
Tempo de abrir os braços, de abrir as mãos e de ser mais irmão.
Tempo de recomeçar!
Tempo de concessão, de compromisso, de salvação. Tempo de perdão.
Tempo de libertar, de libertação, de passagem, de passar...
Para onde? 
Para a luz, para o amor, para a vida que é eterna!
É tempo de ressurreição!

A Escola Primo Vacchi deseja a todos uma Páscoa abençoada!


segunda-feira, 25 de março de 2013

Eleição para a APM

    A Associação de Pais e Mestres da nossa Escola abriu edital e está organizando eleição para serem escolhidos os novos membros que assumirão a APM nos próximos dois anos.
   Os pais, professores e funcionários interessados em participar deverão inscrever uma chapa de acordo com as regras estipuladas no edital, exposto no mural, ao lado da secretaria, e na sala dos professores.
   Maiores informações poderão ser obtidas na secretaria da Escola e com os membros da atual APM (Katiússa, Mauren, Vanilda...). 
    As inscrições ocorrerão do dia 08 a 16 de abril. A eleição será no dia 29 de abril, a partir das 8h, nas dependências da escola. A posse será no dia 06 de maio, às 13h.

Novos Funcionários

     Hoje recebemos novos funcionários: duas merendeiras que vieram substituir as "emprestadas" da EMEF. Hugo Gerdau, um porteiro e uma nova professora que assumirá amanhã o 1º ano.
    Semana passada, as duas turmas de Educação Infantil que utilizam o espaço da EEEF. Maria Emília também receberam uma nova atendente que auxiliará a professora.
    Continuamos aguardando a substituição da caixa d'água, a reforma do ginásio, a recarga dos extintores de incêndio e um professor para o 5º ano...

quarta-feira, 20 de março de 2013

Seguem as reivindicações...

    Segunda-feira, dia 18/03, a escola recebeu duas funcionárias zeladoras, responsáveis pela limpeza da Escola.
    Também, desde quinta-feira, dia 14/03, temos duas novas manipuladoras de alimentos (merendeiras) responsáveis pelo preparo e por servir a merenda escolar.
   Continuamos aguardando por extintores de incêndio, porteiro, reforma do ginásio, a substituição da caixa d'água, professores, atendentes de Educação Infantil,  vale-alimentação, plano de saúde, bem como o plano de carreira para todos os servidores da Educação e que o já existente seja respeitado.
   A maioria dos professores da Rede continuam em greve, aguardando a negociação das reivindicações com a Administração Municipal. Hoje haverá uma nova reunião com o Prefeito e esperamos as decisões cabíves, que garantam o retorno dos professores ao trabalho e o início de ano letivo seguro para as escolas.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Volta às aulas

      Os professores da Escola Primo Vacchi optaram por retornarem hoje ao trabalho e darem início ao ano letivo de 2013.

   A escola está convocando pais e alunos a se fazerem presentes a fim de se dar os devidos encaminhamentos.

     O grupo de professores decidiu voltar ao trabalho, pois acreditam que todos já estão à par da situação em que se encontra a escola, devendo a comunidade, enquanto cidadãos, também reivindicarem seus direitos.

    Nosso retorno às atividades está se dando em respeito aos pais e alunos. É também um voto de confiança que a administração continuará analisando e dando os encaminhamentos para que os desejos de nós trabalhadores em Educação sejam atendidos. Caso contrário poderemos estar voltando a nos manifestar devido a contrariedade de tais desejos.

     Assim estamos retornando sem terem sido atendidas as nossas reivindicações. Portanto, os extintores não foram recarregados, o ginásio permanece interditado, não há novos funcionários para a limpeza e portaria, continuamos com apenas uma merendeira e nossa caixa d'água também não foi substituída. Além disso nos faltam professores de 1º ano, 5º ano, de Projetos e Atendente de Educação Infantil.

       Logo que houver condições, disponibilizaremos o calendário de recuperação dos dias letivos.


sexta-feira, 8 de março de 2013

A GREVE CONTINUA...

    Ontem, dia 07 de março, foi aprovado pela Câmara de Vereadores um projeto que libera os professores a alimentarem-se com a Merenda Escolar. Este projeto não vai ao encontro das reivindicações da categoria que deseja receber VALE-ALIMENTAÇÃO. Também não modifica a realidade precária em que encontram-se as escolas municipais.
    Por muito tempo, direção e professores unem-se num esforço de manter a escola funcionando e  com a ajuda da comunidade, realizam promoções e  vendem lanches para custear pequenas melhorias. Mas existem coisas que fogem do alcance desses profissionais e são de responsabilidade da mantenedora, no caso, a Prefeitura Municipal... A escola ainda guarda os memorandos que nunca foram nem respondidos e nem resolvidos.
     E para completar, até o Alvará de Funcionamento está gerando dúvidas e questionamentos...
     Por tudo isso, os professores continuam em GREVE, até dia 12 de Março, quando o Sindicato irá participar de uma reunião com a Administração para negociar as reivindicações da categoria.
    A reunião ocorrerá na Prefeitura Municipal, às 15h, e todos os professores da rede estarão lá, aguardando as propostas serem discutidas. A COMUNIDADE (pais e alunos) está convidada a participar e mostrar seu apoio à categoria e suas reivindicações.
    Após esta reunião, a categoria realizará nova Assembleia para decidir se continuará ou não com a greve.

    A escola aproveita para agradecer todas as manifestações de apoio dos Pais e Alunos recebidos nestes últimos dias... Obrigada!

quinta-feira, 7 de março de 2013

Como vai a nossa escola?

* Hoje, encerrou o aviso prévio dos funcionários terceirizados que trabalhavam na portaria e zeladoria da escola. Portanto, estamos sem porteiro e sem duas funcionárias para a limpeza;
* Na cozinha, estamos apenas com uma manipuladora de alimentos (merendeira), sendo que são necessárias, no mínimo, três;
* Também estão faltando dois professores para Anos Iniciais;
* Os extintores de incêndio continuam vencidos e sem local apropriado para  instalação;
* A caixa-d'água continua  sendo a de AMIANTO, material proibido pela Organização Mundial de Saúde (OMS);
* O ginásio está fechado pela falta de manutenção. Muitos parquês estão soltos, o que impossibilita a utilização da quadra, tanto pelos alunos como pela comunidade.

A Comunidade Escolar está no aguardo das devidas providências.

Greve dos Professores

    Ontem, professores, pais e alunos reuniram-se no centro da cidade (Calçadão) para realizarem uma manifestação, expondo através de faixas e cartazes todos os motivos da greve. Após, caminharam até a Prefeitura Municipal, mobilizando a comunidade sapucaiense.

    O SINTESA foi procurado por um grupo de vereadores, que fazem parte da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, para agendarem uma nova reunião com a Administração Municipal, para o dia 12 de março, próxima terça-feira, às 15h. A pauta da reunião é a apresentação de propostas da categoria e da administração.

    Sendo assim, aguardaremos, em GREVE, a negociação.

    A Comunidade Escolar está convidada para participar dos atos de reivindicação:

* Amanhã (08/03, às 14h) no Calçadão;
* Terça-feira (12/03, às 15h) em frente à Prefeitura Municipal.




terça-feira, 5 de março de 2013

A greve dos professores continua...

     Os professores não receberam nenhuma proposta concreta da administração municipal e por isso continuam em greve.
     Amanhã, 06/03, às 14h, toda a categoria fará uma manifestação no centro da cidade (Calçadão) e após, caminhará até a Prefeitura Municipal, colando cartazes e distribuindo panfletos.

PAIS E ALUNOS QUE APOIAM E QUEREM UMA ESCOLA SEGURA E UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE TAMBÉM DEVEM PARTICIPAR!


segunda-feira, 4 de março de 2013

Greve dos Professores Municipais de Sapucaia do Sul


     Ainda não houve acordo entre os professores e a administração municipal. Por isso, a categoria mantém a greve até receber propostas concretas para resolver as dificuldades encontradas nas escolas.
     Na sexta-feira, 01/03, o prefeito Vilmar Ballin, solicitou que o ano letivo fosse iniciado, liberando aos professores e funcionários que voltassem a se alimentar nas escolas. Porém, a categoria recusou por ser esta uma prática ilegal, visto que os recursos da merenda escolar são exclusivos para os alunos. Além disso, o prefeito não apresentou soluções para as outras dificuldades encontradas nas escolas, tais como: extintores de incêndio vencidos; falta de professores e atendentes de Educação Infantil; a iminente saída dos funcionários terceirizados de portaria e zeladoria e a falta de manutenção dos prédios escolares.