"...ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." Paulo Freire

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Alimentação e Saúde


O estilo de vida inadequado, como o sedentarismo e os maus hábitos alimentares expõe precocemente a crianças e adolescentes à determinados fatores de risco que facilmente poderiam ser evitados com a prática de uma atividade física ou consumo de alimentos saudáveis.


Hábitos não saudáveis irão refletir negativamente na saúde de crianças e adolescentes. Por isso, o cuidado e a atenção com os fatores de risco como colesterol elevado, pressão alta, obesidade, diabetes, tabagismo, sedentarismo, estresse, além do histórico familiar para estas doenças, precisam ser redobrados para evitar que tornem-se adultos doentes, evitando mortes precoces decorrentes de eventos cardiovasculares.


As doenças cardiovasculares (DCV) são responsáveis pela morte de cerca de 17,1 milhões de pessoas no mundo. Só no Brasil esse número chega a aproximadamente 300 mil. Ou seja, são 820 mortes por dia, 30 mortes por hora ou uma morte a cada 2 minutos. 



Apenas no Brasil, 6% das crianças e adolescentes  tem hipertensão e o que é pior, muitas não sabem que tem! Outro vilão que acomete essa população é a obesidade infantil. Crianças obesas tem até 8 vezes mais chances de desenvolverem hipertensão, seguido do colesterol elevado e do diabetes.



O apoio da família em relação à alimentação e prática de  exercícios  são fundamentais, com isso, a prevenção acaba sendo natural e doenças na família podem ser evitadas.


Adultos são modelos de comportamento, por isso é importante lembrar que a exposição ao fumo aumenta as chances de crianças se tornarem adultos fumantes. O fumante passivo é aquele que não fuma, mas convive com pessoas que fumam, ficando assim exposto aos danos da fumaça/tabaco. No Brasil, segundo o INCA, pelo menos 7 indivíduos não-fumantes morrem POR DIA devido as doenças causadas pelo tabagismo passivo.



Orientações Gerais

* Escolha alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes e diversifique as formas de preparo;
* Escolha alimentos saudáveis nos lanches e nos momentos de lazer;
*Beba bastante água e sucos naturais durante o dia para manter a hidratação e a saúde do corpo;
*Tome leite e/ou derivados todos os dias;
* Coma arroz e feijão ao menos 4 vezes na semana;
* Diminua a quantidade de sal e temperos prontos na comida;
* Coma menos salgadinhos de pacotes, refrigerantes, biscoitos recheados, lanches de  fast-food, alimentos de preparo instantâneo, doces, sorvetes, frituras e alimentos gordurosos;
* Prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos.

Saiba mais... http://prevencao.cardiol.br/campanhas/hipertensao/cartilha_hipertensao2013.pdf

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia





Nenhum comentário: