"...ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." Paulo Freire

terça-feira, 28 de maio de 2013

A Mesopotâmia e uma partida de futebol


  O projeto "A Mesopotâmia e uma partida de futebol", criado pelo professor Marcos Bassi (História/Geografia), foi realizado com a turma do 6º ano, com o objetivo principal de estudar a civilização antiga da Mesopotâmia, estabelecendo um comparativo com uma partida de futebol, realidade próxima do educando. 
  Em sala de aula, houve uma conversação sobre a civilização, seu rei, suas leis e as constantes invasões por causa de água e terras produtivas. No ginásio, as meninas iniciaram a partida de futebol, sem regras e logo após os meninos invadiam o campo, simulando as invasões por terras e confusões. Depois, estabeleceram a lei do "Olho por olho e dente por dente", e tanto no jogo só de meninas, como depois da invasão pelos meninos, todos jogaram cuidadosamente, pois sabiam que poderiam ser penalizados pelas "faltas" cometidas. 
  Após, retornaram para a sala de aula e realizaram os registros e impressões da atividade.
Os alunos participaram da atividade e a maioria conseguiu estabelecer um comparativo entre a partida de futebol no ginásio e a realidade vivida por uma civilização antiga. As invasões à Mesopotâmia, também puderam ser exemplificadas pelo fácil acesso à área do jogo, sem nenhuma barreira que os impedissem.     Também puderam entender a necessidade de uma sociedade estabelecer suas regras para um melhor convívio entre as pessoas.

Parabéns ao professor por aproximar o conteúdo à realidade do aluno, tornando mais simples a aprendizagem!


















Nenhum comentário: