"...ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." Paulo Freire

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Projeto Interlocutores Ambientais



         No inicio do ano, nas primeiras reuniões do grupo de professores responsáveis pelos “Interlocutores Ambientais”, nos foi passado o animal que seria o tema da campanha da fundação zoobotânica: o papagaio charão.     
        Estudando esta ave, chegamos à araucária, árvore que fornece seu principal alimento, o pinhão, e que está em perigo de extinção. Com este estudo, começamos a aprofundar nossas pesquisas sobre várias arvores, principalmente, fazendo um passeio pelo bairro para conhecermos um pouco sobre as espécies que temos e, também, para verificarmos a poda irregular.       
        No passeio, constatamos muitas coisas interessantes como, por exemplo que, plantar árvores requer conhecimento do tipo de árvore, do espaço que ela ocupa bem como o lugar a ser escolhido para tanto, entre outros detalhes...
        Estamos lendo um livro chamado “O livro das Árvores” que conta lendas indígenas sobre elas. Neste livro também aprendemos uma maneira diferente de encarar a natureza, através do olhar indígena.
        A professora Loreni, da secretaria do Meio Ambiente, está vindo aqui nos explicar algumas coisas interessantes sobre as árvores.
Quando terminarmos este projeto, escolheremos um local adequado para plantarmos nossas araucárias, cultivadas na metade do ano, que estão crescendo.




Projeto Caixa do "Passa Adiante"

 
        A caixa do "Passe Adiante" teve inicio ao assistirmos o filme “A Corrente do Bem”, tendo como tema principal a busca por ações que gerem a solidariedade.
     Conversamos sobre o filme e montamos nossa caixa. Nela existe um envelope em que cada turma coloca algo sobre o meio ambiente (texto, poesia, desenho, música,...) que servirá de reflexão para as outras turmas. Também deverão colocar algo lúdico como, por exemplo, um jogo, para promover a integração entre o grupo. O jogo deve ser feito com material reciclado.
     Os temas, até agora agora apresentados no envelope ”pense nisso” foram: o caso da onça juma, morta em função de uma cerimônia da tocha olímpica; música de Guilherme Arantes “Planeta Água”;poluição de rios ; texto apreciativo sobre os temas já existentes e desmatamento.
       O projeto está em andamento e, tanto o grupo dos interlocutores quanto as turmas, por onde a caixa já passou, demonstraram entusiasmo e interesse pela atividade.


Professora Patrícia Cruz


Nenhum comentário: