No inicio
do ano, nas primeiras reuniões do grupo de professores responsáveis
pelos “Interlocutores Ambientais”, nos foi passado o animal que
seria o tema da campanha da fundação zoobotânica: o papagaio
charão.
Estudando esta ave, chegamos à araucária, árvore que
fornece seu principal alimento, o pinhão, e que está em perigo de
extinção. Com este estudo, começamos a aprofundar nossas pesquisas
sobre várias arvores, principalmente, fazendo um passeio pelo bairro
para conhecermos um pouco sobre as espécies que temos e, também,
para verificarmos a poda irregular.
No passeio, constatamos muitas
coisas interessantes como, por exemplo que, plantar árvores requer
conhecimento do tipo de árvore, do espaço que ela ocupa bem como
o lugar a ser escolhido para tanto, entre outros detalhes...
Estamos
lendo um livro chamado “O livro das Árvores” que conta lendas
indígenas sobre elas. Neste livro também aprendemos uma maneira
diferente de encarar a natureza, através do olhar indígena.
A
professora Loreni, da secretaria do Meio Ambiente, está vindo aqui
nos explicar algumas coisas interessantes sobre as árvores.
Quando
terminarmos este projeto, escolheremos um local adequado para
plantarmos nossas araucárias, cultivadas na metade do ano, que
estão crescendo.
Projeto Caixa do "Passa Adiante"
A caixa
do "Passe Adiante" teve inicio ao assistirmos o filme “A Corrente do
Bem”, tendo como tema principal a busca por ações que gerem a
solidariedade.
Conversamos
sobre o filme e montamos nossa caixa. Nela existe um envelope em que
cada turma coloca algo sobre o meio ambiente (texto, poesia, desenho,
música,...) que servirá de reflexão para as outras turmas. Também
deverão colocar algo lúdico como, por exemplo, um jogo, para
promover a integração entre o grupo. O jogo deve ser feito com
material reciclado.
Os
temas, até agora agora apresentados no envelope ”pense nisso”
foram: o caso da onça juma, morta em função de uma cerimônia da
tocha olímpica; música de Guilherme Arantes “Planeta
Água”;poluição de rios ; texto apreciativo sobre os temas já
existentes e desmatamento.
O
projeto está em andamento e, tanto o grupo dos interlocutores quanto
as turmas, por onde a caixa já passou, demonstraram entusiasmo e
interesse pela atividade.
Professora
Patrícia Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário