"...ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." Paulo Freire

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Gincana Julina


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Objetivos:
  • Envolver a Comunidade Escolar em uma atividade cultural, com a arrecadação de alguns itens necessários para a realização da Festa Julina.
  • Vivenciar, de forma cooperativa, momentos de aprendizado, socialização e trabalho em equipe, onde o respeito e o coleguismo sejam valores diários.
  • Angariar fundos para a realização de melhorias na escola.
  • Arrecadar doações de brinquedos para a Casa Lar Abrigo Meu Refúgio.

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Formação de Equipes:

  • Cada turma forma uma equipe com o seu professor titular/regente. Os demais professores devem escolher uma das equipe para participar.



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    TAREFAS
Data e Hora de Entrega
Tarefa
Pontuação

26 de junho
quinta-feira
às 11h30min (Equipes da Manhã) e 16h30min (Equipes da Tarde)
1
Dar um nome à equipe, relacionado ao tema Festa Junina.
Tarefa Cumprida=50pontos
Tarefa não Cumprida = -50 pontos
2
Criar e apresentar um grito de guerra.
Tarefa Cumprida=100pontos
Tarefa não Cumprida = -100 pontos
3
Confeccionar e nomear um mascote para a equipe, relacionado ao tema Festa Junina e apresentá-lo.
Tarefa Cumprida=500pontos
Tarefa não Cumprida = -500 pontos

Dia 27/06, sexta-feira, até às 16h30min
4
Doação de brinquedos usados, limpos e em bom estado de conservação, para contribuir com o Projeto Gurizada Solidária que visa arrecadar itens de utilidade à Casa Lar Abrigo Meu Refúgio.
Cada brinquedo ou jogo arrecadado= 50 pontos
(Depois de pontuados, os itens serão repassados à Orientadora Educacional Fabiane)
01 de julho
Turno da Manhã às 8h e Turno da Tarde às 13h.
5
Trazer estatuetas dos santos do mês de Junho (Santo Antônio, São Pedro e São João). A equipe que trouxer estatuetas dos três santos do mê de junho ganhará pontos extras.
Todas as estatuetas serão expostas e devolvidas depois do recreio da tarde, às 15h05min.
Cada Estatueta=200 pontos
A equipe que apresentar estatuetas dos três Santos Juninos ganhará mais 1000 pontos
Tarefa não Cumprida = -200 pontos


01 de julho
terça-feira
11h15min (Equipes da Manhã) e 16h15min (Equipes da Tarde)
6
Criar uma quadrinha (=4 versos=4linhas) envolvendo o nome, o dia e o significado do santo sorteado. Escolher um aluno ou mais para apresentá-lo. O(s) aluno(s) da apresentação deverão estar caracterizados de caipiras. Antes da apresentação, o verso deverá ser entregue impresso no tamanho máximo de uma folha de ofício e identificado com o nome da Equipe.

Tarefa Cumprida=500pontos
Tarefa não Cumprida = -500 pontos
7
Apresentar pessoas que sejam registradas com o mesmo nome dos santos do mês de junho, com RG para comprovar. A equipe que trouxer pessoas com o nome dos três santos do mês de junho ganhará pontos extras. Não será aceito que a mesma pessoa seja apresentada em equipes diferentes.
Cada Pessoa Apresentada=200 pontos
A equipe que apresentar pessoas com o nome dos três Santos Juninos ganhará mais 1000 pontos
Tarefa não Cumprida = -200 pontos



02 de julho
quarta-feira
das 8h às 16h30min
8
Criar cartaz de divulgação da Festa Julina, em tamanho cartolina, utilizando o tema Festa Junina. No cartaz deverá conter dia, hora, local e atrações da Festa. Atrás do cartaz deverá constar o nome da Equipe. Entregar o cartaz na Sala de Leitura para a Professora Mariza.
Tarefa Cumprida=200pontos
Tarefa não Cumprida = -200 pontos
9
Confeccionar bandeirinhas nas cores verde, amarelo, azul e branco (seguir modelo). Fixá-las no fio entregue pela comissão organizadora, dobrando-as de forma organizada para não enrolarem-se e entregá-las na Sala de Leitura para a Professora Mariza.
Tarefa Cumprida=700pontos
Tarefa não Cumprida = -700 pontos
10
Confeccionar correntes utilizando folhas de revistas de forma a encher o saco preto entregue pela comissão organizadora (+20cmX4cm). O saco contendo as correntes deverá ser entregue na Sala de Leitura para a Professora Mariza.
Tarefa Cumprida=500pontos
Tarefa não Cumprida = -500 pontos
03 de julho, quinta-feira
11h15 (M) e 16h15 (T)
03 de julho, quinta-feira
11h15 (M) e 16h15 (T)
11
Decorar a sala de aula de acordo com os temas Festa Junina e Copa do Mundo. As equipes que utilizam a mesma sala podem realizar um trabalho cooperativo. A comissão organizadora passará para avaliar e pontuar.
Tarefa Cumprida=500pontos
Tarefa não Cumprida = -500 pontos
12
A equipe deverá criar uma paródia, utilizando as seguintes palavras: Festa Junina, o nome da equipe, pipoca e quadrilha.
Tarefa Cumprida=1000pontos
Tarefa não Cumprida = -1000 pontos

04 de julho
sexta-feira
10h (Equipes da Manhã) e 15h (Equipes da Tarde)

13
A equipe deverá organizar a apresentação sorteada (Casamento na Roça, Quadrilha ou Música Caipira). A apresentação deverá contar com a presença e participação de no mínimo dez (10) alunos da equipe e dois (2) pais ou responsáveis de alunos da equipe que não sejam matriculados na escola. A equipe que apresentar-se com o maior número de pais ou responsáveis receberá pontuação extra. Todos da apresentação deverão estar caracterizados de caipira.
Tarefa Cumprida=2500 pontos
Tarefa não cumprida=-2500 pontos
Cada pai/responsável a mais que participar da apresentação=100 pontos



30 de junho e 01 de julho
(segunda e terça-feira)
14
Arrecadação de brindes: os brindes devem ser novos e serão pontuados individualmente, de acordo com os seguintes critérios:
* Brinde P ( de R$0,50 à R$2,00)
* Brinde M (de R$2,01 à R$5,00)
* Brinde G (de R$5,01 à R$10,00)
* Brinde GG (de R$10,01 à R$20,00)
* Brinde XG (de R$20,01 à R$50,00)
Brindes que ultrapassem 50,00 serão avaliados pela comissão organizadora e serão pontuados de acordo com o seu valor.
* Brinde P = 10 pontos cada
* Brinde M = 50 pontos cada
* Brinde G = 100 pontos cada
* Brinde GG = 150 pontos cada
* Brinde XG = 200 pontos cada
Brindes que ultrapassem 50,00 serão avaliados pela comissão organizadora e serão pontuados de acordo com o valor, sendo que cada 50,00 do valor do brinde, valerá 200 pontos. Ex.: Um brinde no valor de 100,00 será pontuado com 400 pontos.

05 de julho, sábado,
até às 11h no refeitório da Escola.

15
Tortas: As tortas deverão ser entregues no dia da festa e serão pontuadas de acordo com o número de fatias. O cumprimento da tarefa deverá ser avisado à Comissão Organizadora até dia 03/07, quinta-feira, com o objetivo de ser feito um levantamento das doações. A pontuação será dada apenas no sábado, mediante a entrega da torta. A torta deverá ser entregue inteira, sem fatiar.

* 20 fatias = 500 pontos
* 30 fatias = 1000 pontos
* 50 fatias = 1500 pontos



06 de Junho, sexta-feira:
Início das Inscrições e venda de votos.


01 de Julho:
Último dia para entregar as cartelas e os votos vendidos na secretaria da escola, até às 16h.


16
Caipirinhas: Cada turma deverá apresentar um representante ou mais para concorrerem ao título de Caipira (Masculino) e Caipirinha (Feminino). O título será dado para o aluno e a aluna que venderem o maior número de votos.
O candidato e a candidata que vender o maior número de votos ganharão um prêmio surpresa (conforme o valor arrecadado na vendagem).
Ganharão pontos para sua equipe os dois candidatos que venderem o maior número de votos, independente de ser menino ou menina.
O(a) aluno(a) que perder ou rasurar sua cartela, deverá pagar o valor integral da mesma. Toda cartela que não for vendida, deverá ser devolvida ou paga.
A inscrição, a retirada de cartelas e os pagamentos deverão ser realizados na secretaria da escola, com a vice-diretora Joceane.
A inscrição só será aceita se assinada pelo responsável, autorizando a retirada de cartelas e venda dos votos.



Cada candidato inscrito e que tenha vendido, no mínimo, duas cartelas completas de votos, ganha 150 pontos para sua equipe.
Os(as) dois(duas) candidatos(as) que venderam o maior número de votos garantem a suas respectivas equipes mais 1000 pontos, cada um(a).
A equipe que não apresentar, no mínimo, 1 (um) candidato, perderá 500 pontos.


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Ocorrerão Tarefas Relâmpago durante a Gincana que ao toque da sineta, cada equipe deverá escolher dois alunos e mandá-los, imediatamente, ao ponto de encontro que será em frente à secretaria.

A pontuação será de acordo com a tarefa.


Contamos com a participação de toda a Comunidade Escolar para que a nossa Festa Julina seja um sucesso!!!




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