"...ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." Paulo Freire

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Projeto: Educação para a Paz



Neste ano foi sancionada a Lei Municipal de Nº 3170 que determina o desenvolvimento de políticas antibullying em escolas públicas e privadas, incluindo as pré-escolas e as creches conveniadas, em caráter preventivo.

O bullying é um comportamento que se caracteriza pela ameaça ou agressão (psicológica ou verbal) de forma intencional e repetida e que ocorre sem motivação evidente.

Este comportamento é praticado por um sujeito ou por um grupo de sujeitos, com o objetivo de intimidar ou agredir outro sujeito ou grupo de sujeitos. É perpetuado por crianças ou jovens que têm, por qualquer motivo, mais força e poder que a vítima.

A escola é um lugar onde o bullying é praticado com frequência, uma vez que neste espaço convivem diariamente crianças e/ou adolescentes. Também pode ocorrer fora da escola, onde a supervisão de um adulto é mínima ou inexistente.

O bullying é um problema grave e que pode levar a vítima à depressão e a perda da auto-estima.

Acreditando que a escola é um dos agentes responsáveis pela integração da criança e do jovem na sociedade, criamos um projeto para abordar e refletir o tema dentro de sala de aula, levando nossos educandos a serem protagonistas do processo de fortalecimento da cultura de paz.

O Serviço de Orientação Educacional (SOE), juntamente com a disciplina de Ensino Religioso motivará e acompanhará os trabalhos realizados pelos educandos e também em outras disciplinas. As apresentações serão durante os intervalos (recreio) para os demais colegas e convidados.

É importante que todos participem, discutindo o assunto e colocando em prática a cultura da Paz!

Nenhum comentário: