"...ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." Paulo Freire

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Semana da Consciência Negra

      A professora Ignês (SOP) elaborou um projeto, com a participação dos demais colegas, que tinha por objetivo trabalhar o Dia da Consciência Negra.
     Cada educador, dentro de sua turma, disciplina ou projeto, realizou uma atividade que agora pode ser apreciada através das seguintes imagens...

Bonecas ABAYOMI
Professora Cristiane - Artes 
Anos/Séries Finais

Cartaz sobre as Diferenças
Professora Tatiane - 2º ano

Cartas sobre Igualdade
Professora Suely - 4º ano





  "O Cabelo de Lelê", de Valéria Belem
Contação e Vídeo da História
Desenho no computador e confecção da Lelê e do auto-retrato com EVA e cabelos artificiais.
Professoras Márcia (Hora do Conto) e Fabiane (Informática Educativa).
Com o 1º, 2º e 3º anos


Construção de Instrumentos Musicais e exploração dos sons.
Professora Ana Paula (Movimento e Música)
Anos Iniciais


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Visão

Médicos alertam para problemas de visão que podem comprometer aprendizagem

Primeiros sinais de que alguma coisa não vai bem podem ser percebidos bem cedo



No Dia Nacional da Alfabetização, lembrado hoje (14), médicos alertam os pais para que fiquem atentos aos problemas de visão que podem comprometer o processo de aprendizagem dos filhos. Os problemas refrativos, como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo, estão entre os que podem ser detectados facilmente em crianças em fase de alfabetização.

Segundo o presidente do Hospital Oftalmológico de Brasília, Canrobert Oliveira, os primeiros sinais de que a visão não vai bem podem ser percebidos bem cedo. “Se é uma criança muito próxima do nascimento, quase recém-nascida, ela não para os olhos, não fixa o olhar e pode ter até um estrabismo congênito”, explica.

Em crianças até 4 anos, um problema na visão pode ser percebido pelos pais quando elas, por exemplo, tropeçam muito em objetos. Oliveira alerta ainda para um reflexo branco, chamado olho de gato, que pode indicar um tumor maligno.

O oftalmologista ressalta que os adultos devem estar atentos aos sinais. Aquele que não está vendo acaba sendo hostilizado e rejeitado. “É necessário que os professores tenham boa formação para que não castiguem as crianças sem antes fazer um bom exame. Às vezes, a criança não está enxergando, não está aprendendo e não está fazendo deveres porque não enxerga. As crianças, muitas vezes, não sabem que é possível enxergar melhor porque nasceram daquele jeito” diz.

O especialista lembra a importância da prevenção precoce e explica que a falta de correção até os 7 anos, (idade até a qual há o desenvolvimento da visão) pode atrapalhar a pessoa na vida adulta. “Os seis primeiros anos são fundamentais para qualquer tratamento destinado a melhorar a acuidade visual. É preciso que as crianças sejam tratadas até os 6 anos. Se tratarmos precocemente uma criança com miopia, astigmatismo, hipermetropia, e até catarata, ela tem grande chance de desenvolver normalmente a visão”

“Ao nascer, é fundamental o teste do olhinho para verificar se o bebê não mostrou reflexo estranho ou estrabismo. Com 1 ano, é bom dar uma olhadinha, pois aí o médico pode detectar problemas funcionais. Em seguida, pelo quinto ano de idade, quando a criança começa a ses alfabetizada, é importante renovar o exame de vista” diz Canrobert Oliveira.
Ele destaca ainda a importância de cuidados com a exposição ao sol. ”É fundamental que os os pais deem óculos escuros para as crianças e as recolham [da exposição ao sol] em torno das 10h". O médico explica que os olhos das crianças são mais sensíveis ao sol e que a exposição aos raios ultravioleta pode trazer danos à visão.

Fonte:  http://www.jornalvs.com.br/pais/425044/medicos-alertam-para-problemas-de-visao-que-podem-comprometer-aprendizagem.html

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Matrículas e Rematrículas

   


      A Escola, conforme bilhete enviado para os Responsáveis, está realizando a rematrícula dos alunos para o ano de 2013.
     É importante que os pais compareçam à Escola para realizarem uma atualização dos dados e verificarem se a documentação está regular.
     Amanhã, quinta e segunda-feira (06/11, 08/11 e 12/11) serão os últimos dias.
    Após o período de rematrícula, conforme o número de vagas restantes, serão realizadas as matrículas para os alunos novos.



Matrículas para Educação Infantil:
* De 19/11 à 30/11 para crianças que já completaram 5 anos ou completarão até o dia 31/03/2013. 

Matrícula para o 1º Ano: 
* De 19/11 à 30/11 para crianças que já completaram 6 anos ou completarão até o dia 31/03/2013.


Documentação necessária para a matrícula: cópia da Certidão de Nascimento, 01 foto 3/4, cópia da Carteira de Vacinação atualizada e cópia do comprovante de residência.

Importante: Só será efetuada a matrícula mediante a presença do responsável legal, portando os documentos de identificação.


     Para maiores informações, entre em contato com a Secretaria da Escola.

Horário de Funcionamento da Secretaria: 
das 8h às 12h e das 12h55min às 16h55min.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Festa à Fantasia e Dia do Professor

     No dia 11 de Outubro, os alunos tiveram aula em turno único e os Anos Iniciais participaram de uma Festa à Fantasia. Houve um belo desfile e alguns alunos foram premiados com faixas, de acordo com os critérios pré-estabelecidos no convite.








     Neste mesmo dia, os professores receberam homenagens dos alunos e da Equipe Diretiva.